quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Fascinação pela escrita

Escreve quem lê e quer ser lido. Prestigiado. Comentado. Criticado, por que não? Antes a crítica do que o silêncio absoluto. Escreve quem quer agradar. Compartilhar. Desabafar. Escreve quem gosta. E eu gosto. É a escrita que ouve as palavras que não têm pretensão de sair da minha boca. É o papel (mesmo que virtual) que recebe as impressões da alma. O papel entende. A escrita perdoa. A alma agradece.

Escrever me fascina pelas muitas possibilidades que oferece: posso guardar segredos, revelá-los mais tarde, contar a realidade ou fugir para longe dela. Posso sangrar em um poema e ironizar em uma frase. Posso me resumir a palavras e esperar que compreendam as entrelinhas.

A arte de escrever, como toda arte, não é fácil: exige dedicação, inspiração e transpiração. Exige começo e recomeço, sempre e sempre e sempre. Ben Bradlee, sabiamente, disse que escrever é habilidade adquirida e esse é, talvez, o ingrediente mais fascinante da escrita: a imposição de olhar o “produto final” e saber que “ainda não está bom”. Falando nisso... esse texto ainda pode melhorar.

10 comentários:

jaqlara disse...

Crisssss!
Maravilhosos os teus textos! Conquistaram uma leitura assídua deste blog!
Bjos

Cris disse...

Obrigada, flor!
Volte sempre, mesmo!

Abração!

Susi disse...

A Leitura te fascina, e fascina aqueles que tem o privilégio de ler o que tu escreve.
Sabes da admiração que tenho por ti e por tuas "obras" né?!

Cris disse...

Bah! obrigada, Susi!
Volte sempre, sempre!

Drika disse...

bah cris!
me encantei!
ganhou uma seguidora! hehe
beijosss

Cris disse...

Opa! Que honra!
Valeu e volte sempre!

Guilherme Zapata disse...

Adorei!!! E vc disse tudo aqui: "Antes a crítica do que o silêncio absoluto."

Muito bom!!!

depossibilidade disse...

Concordo em gênero, nº e grau, mas a facilidade do meio virtual de publicação parece aplacar sensivelmente o senso crítico de muita gente, não!?

depossibilidade disse...

Concordo 100%. Mas parece que o fenômeno da facilidade de publicação virtual faz o senso crítico de muitos evaporar, não!?

Cris disse...

Infelizmente, sim. Não só o senso crítico é aplacado. Ouso dizer que toda essa facilidade nos deixa preguiçosos (tanto para criticar, quanto para escrever) coisas de qualidade.

Voltem sempre, obrigada pelos comenários!