quinta-feira, 1 de abril de 2010

Fotos 3x4 e um trauma

Lendo a interessante coluna “Fatos Sem Fotos”, de Lenio Cardoso Fregapani, que falava a respeito dos “retratos” dos colunistas do jornal "O Açoriano", lembrei-me do meu trauma quanto às fotos 3x4. Elas não são meu ponto forte. Nunca serão. O que me conforta é saber que não sou a única pessoa no mundo com problemas em relação a isso. Raramente encontro alguém que não relute em mostrar o documento de identidade. A culpa é da foto.
Lembro-me de ter que tirar os brincos para fazer a foto. Nem adiantou argumentar que os brincos faziam parte de mim. Não adiantou dizer que não saía de casa sem eles. A instrução era clara: nada de brincos, nada de sorrisos.
Dia desses, fui atendida no banco por um simpático caixa que, para descontar o cheque, precisava dar uma espiada no meu RG. Avisando-o quanto a um possível susto, retirei o documento da bolsa e coloquei-o com a foto de encontro ao balcão. Sim! Rostinho virado para baixo. Era lógico que ele teria que olhar para a foto, mas se eu pudesse evitar ou retardar isso, melhor. É necessário que eu explique: a foto do meu RG é da boa e velha época em que eu tinha 14 anos, bochechas salientes e sobrancelhas de formatos diferentes.
Cavalheiro, o caixa compartilha comigo sua foto do crachá. Não a considerei pior do que a minha. Nada supera a foto do meu RG! Mas, essa “troca de figurinhas” serviu de consolo e descontraiu o momento.
Recentemente, tive que fazer novas fotos. O estoque das fotos feias havia acabado e eu precisava de mais. Sem grandes expectativas, deixei o cabelo como estava, tirei os brincos, fiz uma “cara” séria e, com vontade de rir, fui enquadrada novamente dentro das famosas proporções 3x4 que, assim como a maioria das pessoas, continuarei tendo vergonha em mostrar.
Bom seria se, em vez de sairmos nas fotos como dificilmente sairemos em público, pudéssemos colocar nosso melhor sorriso no rosto e esperar o flash! Seria um prazer apresentar o RG, não?

Um comentário:

Tágide Klafke disse...

As famosas fotos 3x4 é o horror de todo mundo. Quando tenho que mostrar meu RG viro a foto pra baixo.Que mico mostrar a minha foto.Tinha 14 anos e foi a primeira vez que soltei meu cabelo, pois vivia com o cabelo preso. Ta certo, a minha foto 3x4 ficou entrou para história.hehehe.