quinta-feira, 10 de julho de 2008

Da velhice

Eventualmente faço caminhadas e encontro pessoas de todas as idades fazendo o mesmo. Sempre que "ultrapasso" alguém de mais idade penso que um dia alguém mais jovem também vai me "ultrapassar", quando a juventude se for e com ela, o vigor. Esse pensamento é inevitável.
Penso na falta que faz ter uma pessoa idosa em minha vida. Pe
nso também nas boas histórias que podem render horas agradáveis de conversa, na troca de experiências. Há tantos jovens que têm essa oportunidade e não aproveitam. Não procuram seus avós, não respeitam os mais velhos, enfim, não sabem o que estão perdendo. Vai chegar uma época na vida em que vão precisar de um conselho e da experiência de alguém que já passou por aquilo e não vão encontrar.
E o que dizer de filhos que deixam seus pais em casas de idosos? Asilos?

O passar do tempo não traz consigo somente as mudanças físicas. Não traz somente as rugas, os cabelos brancos... Imagino o que se passa na cabeça de pais que não são cuidados por
seus filhos, pois tornaram-se um "estorvo" devido a velhice e sinceramente não entendo como há filhos que consigam dormir tranquilamente sabendo que seus pais, lá onde estão, podem estar pensando: "Foi para isso que passei noites em claro quando eles eram crianças?" "Foi para isso que passei outras noites em claro esperando que chegassem em casa quando jovens? Toda a atenção e zelo dedicados foram para acabar aqui, assim? Longe da família, vivendo só de lembranças?"
Penso que provavelmente esses mesmo filhos que apenas "visitam" seus pais em asilos, vão querer que seus filhos estejam por perto quando a velhice c
hegar... Mas o que se planta, colhe... e os filhos sempre acabam aprendendo com as atitudes dos pais. E imitando... quem sabe...
"Já me disseram que cabelos brancos indicam sabedoria,
Bons c
onselhos,
Convivência,

Experiência.

Já me disseram que rugas são sinais do tempo,

Do riso e do choro,
Do sofrimento.

Já me disseram que um olhar perdido no horizonte

São apenas
lembranças,
Saudades,

Esperanças...
Se isso for verdade, quero todos os cabelos brancos que puder ter.
Todas as rugas e marcas do tempo. Quero deixar o olhar no horizonte, lembrar de tudo e afinal, saber que valeu a pena."


Foto de José Vargas


2 comentários:

Metamorphosis X disse...

Seus textos estão cada vez melhores, e por isso este se tornou meu blog favorito.

Você tem a capacidade de escrever sobre assuntos variados sempre dando um toque pessoal aos temas.

Parabéns pelo blog e pela sua versatilidade.

Não é a toa que estou me tornando um leitor acíduo e um grande fã.
Criei meu blog só p/ poder comentar.. rs rs rs

Parabéns, BEIJOS

Gui Vilanova disse...

Olá... estou aqui para retribuir a visita que você fez no meu blog. Sinto-me muito honrado em saber que cada dia mais minhas palavras tem chegado a pessoas diferentes mas não menos especiais. Já tinha visto algo que você escreveu no jornal. Você escreve muito bem, Parabéns!
Que o Senhor te use com muita ousadia, e que as palavras que você escreve, sirvam para edificação do corpo de Cristo, e em favor daqueles que não conheçem a Jesus.
E quanto a Ana, já tenho lido vários testemunhos sobre a sua participação, que realmente foi bênção. Inclusive o Rev. Fernando falou sobre isso domingo. O Senhor é maravilhoso! Deus te abençõe.
Porque dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas.